sexta-feira, 29 de julho de 2011

Roberto Rocha vira socialista para enfrentar Castelo


O ex-deputado e ex-presidente do Diretório Estadual do PSDB Roberto Rocha é mais novo membro do PSB do Maranhão. Sua ficha foi abonada pelo presidente nacional e governador de Pernambuco, Eduardo Campos, em evento realizado no auditório da Assembleia Legislativa na noite desta quinta-feira.

Em coletiva, antes do ato político, o governador entrou em contradição e acabou deixando claro que a decisão de trazer o ex-tucano foi dele, numa espécie de “intervenção branca” na instância local.

O que acelerou a entrada do novo filiado foi o movimento do prefeito de São Luís, João Castelo (PSDB), em tentar uma reaproximação com o PSB nomeando Othon Bastos na Secretaria de Educação. A nomeação foi articulada pelo presidente do Diretório Estadual, José Antonio Almeida, pelo deputado estadual Marcelo Tavares e o tio e ex-governador José Reinaldo.

Apesar de todos os fatos demonstrando o contrário, Eduardo Campos disse que não estava havendo “divergência” no PSB por conta da entrada de Roberto Rocha. “As divergências num partido se resolve com conversa, com diálogo. Quando isso não é possível, as direções resolvem com base na maioria e a minoria respeita e trabalha para um dia ser maioria”, disse.

- Mas a a maioria, representada pelo grupo do ex-governador José Reinaldo, tinha outro projeto para o PSB que não incluía Roberto Rocha? – questionei.

- Há uma orientação nacional para que o partido tenha candidatos na maioria das capitais – explicou Eduardo Campos encerrando a conversa e deixando claro que essa orientação é dele próprio. O projeto dos Tavares era levar o PSB para uma aliança com o ex-deputado e presidente da Embratur Flávio Dino (PCdoB), tendo Marcelo como vice.

Segundo apurou o blog, além da candidatura a prefeito e da presidência do Diretório de São Luís, Roberto Rocha vai comandar outros diretórios no Maranhão como o de Imperatriz. A intenção de Eduardo Campos é fazê-lo presidente do Diretório Estadual.

Em seus discursos, Marcelo e Zé Reinaldo tentaram minimizar a derrota interna. “Não somos mais maioria nem minoria. Somos unidade para ver o PSB vitorioso em 2012 e 2014″, disse o deputado visivelmente constrangido. “O gesto do Roberto (de deixar o PSDB) tem de ser reconhecido e aplaudido por todos”, completou Zé Reinaldo que foi a Recife (PE) tentar demover o governador pernambucano da ideia de trazer o ex-tucano para a legenda.

Em seu discurso, Roberto Rocha lembrou ter lançado José Reinaldo candidato a prefeito da capital em 2008 como forma de unir a oposição na ocasião. Foi apenas uma provocação que mais uma vez demonstrou que a “traição” parece está no sangue do ex-governador.

Também fez discurso como candidato a prefeito. “Temos de apresentar nessa cidade uma administração mais moderna. Dar possibilidade às pessoas sonharem com uma cidade melhor”, declarou.

Dirigentes do PP, PSL, PDT, PCdoB e do PSDB participaram do evento. O ex-deputado e presidente da Embratur, Flávio Dino (PCdoB), enviou uma carta justificando sua ausência.

Do Blog do Décio Sá
Edição: Cícero Ferraz

Nenhum comentário:

Postar um comentário