sexta-feira, 29 de julho de 2011

São Luís alcança meta de combate ao analfabetismo com programas, projetos e ações


São Luís já atingiu a meta da Organização das Nações Unidas (ONU) de combate ao analfabetismo prevista para 2015, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). E a Secretaria Municipal de Educação (Semed) tem participado deste processo através do desenvolvimento de programas, projetos e ações no Ensino Fundamental regular e na modalidade de ensino Educação de Jovens e Adultos (EJA), que possibilitam o processo de alfabetização.

Atualmente, a capital maranhense possui somente 4,5% da população com mais de dez anos de idade analfabeta e, portanto, já está 0,5% abaixo dos 5% estipulados pela ONU para o ano de 2015. “A nossa meta de trabalho é possibilitar que São Luís receba a declaração de cidade livre do analfabetismo em 2012, ano em que a capital maranhense completará 400 anos. Estamos empenhados para que isto ocorra,” destacou o secretário municipal de Educação, Othon Bastos.

Segundo Othon Bastos, entre as ações realizadas pela Prefeitura de São Luís, a modalidade de ensino Educação de Jovens e Adultos (EJA) possibilita a conclusão do Ensino Fundamental em quatro anos e, atualmente, atende 9.038 alunos em 74 Unidades de Educação Básica. Já o Programa Brasil Alfabetizado, desenvolvido pela administração municipal em parceria com o Governo Federal, já atendeu 37.950 pessoas de 2004 a 2009.

Na atual gestão do programa Brasil Alfabetizado, referente aos anos 2010/2011, estão inscritos três mil alfabetizandos. Já para 2011/2012, a previsão do Governo Federal é atender, em São Luís, 1.500 pessoas com a possibilidade de ampliação do número de alunos no momento de nova adesão.

Vida Ativa - O atendimento aos idosos é feito por meio do programa Vida Ativa, de iniciativa das secretarias municipais de Educação e da Criança e Assistência Social (Semcas). As pessoas a partir dos 50 anos recebem educação formal e também podem participar de atividades desportivas, lúdicas e de lazer, além de oficinas.

O projeto “Ampliando Saberes”, desenvolvido pela Semed em parceria com a Universidade Federal do Maranhão (Ufma), é outra ação que visa combater o analfabetismo na capital maranhense. Por meio deste convênio, os servidores do Hospital Universitário sem escolarização têm a possibilidade de concluir o Ensino Fundamental.

Ideb 2009 – Além de reduzir o analfabetismo, a rede municipal de educação de São Luís superou também as metas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) estabelecidas para 2009 nos anos iniciais e finais naquele ano.

A capital maranhense atingiu, antecipadamente, a meta de 2015 nos anos finais do Ensino Fundamental e, nos anos iniciais, além de superar a meta de 2009 também ficou a 0,1 ponto do Ideb estabelecido para 2011. Com o resultado, ocupou o 2º lugar entre as capitais do Nordeste.
 
Fonte: O Imparcial
Edição: Cícero Ferraz

Nenhum comentário:

Postar um comentário