sexta-feira, 22 de julho de 2011

Via Expressa de São Luís será entregue em setembro de 2012

A afirmação foi feita pela governadora Roseana Sarney, durante assinatura de ordem de serviço.

SÃO LUÍS - Em comemoração aos 400 anos de São Luís, a ser celebrado em 2012, a governadora Roseana Sarney e o secretário de Infraestrutura, Max Barros, assinaram na manhã desta sexta-feira (22), a ordem de serviço para a construção da Via Expressa, avenida que ligará a Avenida Colares Moreira - passando pela Avenida Carlos Cunha, próxima ao Sítio Santa Eulália - à Daniel de La Touche, na altura do Ipase.

A solenidade de assinatura aconteceu no Sítio Santa Eulália e contou com a presença do presidente do Tribunal de Contas do Estado, Edmar Cutrim; da procuradora-geral de Justiça, Fátima Travassos; de secretários estaduais, deputados, vereadores de São Luís e sociedade civil.

Orçada em R$ 100 milhões, a obra terá cerca de 9 km de extensão e beneficiará mais de 30 bairros e uma população estimada de 300 mil habitantes. A Via Expressa deve atrair pelo menos 30% do total de veículos que hoje trafegam pela Jerônimo de Albuquerque, entre o Elevado da Cohama e o Elevado do Trabalhador.

Segundo a governadora Roseana Sarney, a obra será entregue em setembro de 2012, como presente aos moradores da capital. “Essa é uma obra importante para São Luís, a primeira avenida de grande porte que vai desafogar o trânsito da capital e dar mais qualidade de vida às pessoas. Assinamos hoje o primeiro ato de comemoração da grande festa que será os 400 anos de São Luís”, afirmou a governadora.

Max Barros, secretário de Infraestrutura, informou que a obra vai melhorar o trânsito da capital. “A previsão é que na fase inicial 35 mil veículos circulem diariamente pela Via Expressa, isso vai contribuir para a fluidez do tráfego. Nós vamos entregar a mais moderna e bonita avenida de São Luís”.

A moradora do Bairro de Fátima, Andrelina Joana Costa, apesar de não estar incluída na área de abrangência da obra, avalia que a via é um presente que vai beneficiar toda a população. “Tudo que é bem vindo para a capital é bem vindo para os cidadãos. A governadora acertou no presente de comemoração aos 400 anos de São Luís”, afirma Andrelina.

A Via Expressa interligará os bairros Cohafuma, Vinhais e Maranhão Novo, por meio de alças acopladas às vias já existentes, que serão especialmente restauradas para a garantia de melhor fluxo de tráfego.

Na construção da via expressa serão gerados 5.700 empregos diretos e indiretos. A avenida vai ter seis pistas, duas delas exclusiva para o tráfego de ônibus, além de ciclovia, pista para pedestres, canteiro central, dois viadutos e cinco pontes ao longo da via para minimizar o impacto ambiental em áreas de mangues.

Fonte: Secom/Governo do Maranhão
Edição: Cícero Ferraz

Nenhum comentário:

Postar um comentário