domingo, 12 de fevereiro de 2012

Delegacia Regional de Imperatriz está proibida de receber novos detentos

Delegacia Regional de Imperatriz está proibida de receber novos detentos, até que salas em unidade prisional sejam inauguradas. Em São Luís, situação é diferente 
Imperatriz - Desde ontem, a 10ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Imperatriz está proibida de receber novos presos. A situação só será revertida quando forem inauguradas as dez novas salas na Unidade Prisional de Ressocialização de Davinópolis, isso desde que esta tenha condições de abrigar presos, de acordo com a Lei de Execução Penal. A determinação é da juíza titular da Vara de Execuções Penais de Imperatriz, Samira Barros Heluy.

Para fundamentar a Portaria, a juíza levou em consideração diversos fatores, entre os quais a Lei 7.210/84, segundo a qual compete ao juiz da execução interditar, no todo ou em parte, estabelecimento penal que estiver funcionando em condições inadequadas ou com infringência aos dispositivos da referida lei.
Segundo a juíza, as celas da 10° Delegacia Regional de Policia Civil de Imperatriz continuam abrigando cidadãos em local nocivo, que não apresenta qualquer condição para a sobrevivência humana. "Chama a atenção a precariedade da estrutura das celas, em termos de insalubridade e insegurança, conforme constatado durante as reiteradas inspeções judiciais no local", observa a magistrada.

Atualmente, a delegacia abriga 93 presos, entre provisórios e definitivos, distribuídos em sete celas, cujas dimensões impossibilitam acomodar e colchões e redes em quantidade suficiente e de modo que viabilize a livre movimentação dos presos. A unidade conta, geralmente por turno, com apenas um agente penitenciário e dois monitores desarmados.
A insuficiência de profissionais vinculados à Secretaria de Estado de Justiça e de Administração Penitenciaria tem, segundo a juíza, provocado sério prejuízo ao andamento dos inquéritos policiais e ao atendimento das ocorrências criminais, já que são os investigadores da polícia civil, com uso das viaturas da Secretaria de Estado de Segurança Publica, que têm conduzido presos para audiências e para recebimento de assistência médico-hospitalar, situação que caracteriza desvio de função.

Além da proibição de recebimento de novos presos na delegacia, a juíza determinou que a Secretaria de Estado de Justiça e Administração Penitenciaria proceda, no prazo de cinco dias, a contar da data da notificação, a transferência dos presos da 10ª DRI para outra unidade prisional, mantendo, no local, sete presos por cela, no máximo. E, ainda, que após o cumprimento do item anterior, a 10a DRI mantenha cidadãos sob custodia somente durante o período necessário para os procedimentos relativos à prisão em flagrante.

Fonte: O Imparcial
Edição: Cícero Ferraz

Nenhum comentário:

Postar um comentário