quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Governo entrega veículos para Unidades Regionais de Educação

Os secretários de Estado, Luis Fernando Silva (Casa Civil), João Bernardo Bringel (Educação) entregaram, nesta quarta-feira (15), 25 caminhonetes modelo L-200 para Unidades Regionais de Educação. A entrega foi realizada durante o I Encontro Técnico Gerencial do Programa Gestão Nota 10, que é fruto de parceria entre o Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), e o Instituto Ayrton Senna, com a parceria social do Instituo Coco Cola Brasil e Renosa.

Das 25 caminhonetes, 19 vão para as unidades regionais e as demais vão para a Supervisão de Inspeção Escolar e Alimentação, otimizando assim o trabalho dos gestores. “Essa é uma ação importante, pois temos unidades regionais com 650 quilômetros de extensão e precisamos dar infraestrutura para que eles possam fazer o trabalho. Aqui mesmo em São Luís nós precisamos equipar as áreas de inspeção escolar, que trata da educação quilombola, no campo e rural para que seja mais eficiente”, disse João Bringel.

Durante o evento, o secretário de Educação anunciou que o Programa Gestão Nota 10 será implantado, também, nas escolas de ensino médio. O programa tem possibilitado a melhoria no índice de aprovação e de abando nas escolas onde está implantado. “Vamos implementar o Gestão Nota 10 em todas as escolas de nível Médio do Estado e nas escolas de Ensino Fundamental do Estado e dos municípios que fizemos o acordo de municipalização, vamos implantar o programa de alfabetização de correção de fluxo escolar”, contou.

O secretário Luis Fernando destacou que a educação no Maranhão vive um novo momento, levando aos municípios aquilo que os municípios sempre sonharam: a gestão plena do ensino fundamental, ficando o Estado mais focado com a melhoria da qualidade do Ensino Médio. “Os municípios do Maranhão evoluíram muito, se esforçaram muito para melhorar a educação. Então a governadora Roseana Sarney tomou a sábia decisão de transferir aos municípios a gestão do ensino fundamental”, disse Luís Fernando.

O chefe da casa Civil observou que isso não significa dizer que o Estado passe a achar que o Ensino Fundamental não é problema dele. “A educação de qualidade é problema de todos nós: do Estado, da União, dos municípios e da sociedade. Mas o Estado agora, em relação ao ensino fundamental, assume um papel muito importante que é de formulador, supervisor da política de educação; fortalecendo o município o Estado passa recursos, estruturas físicas, prédios, passa o corpo docente e garante mais recursos para que esse município possa gerir melhor o ensino fundamental”, explicou o secretário.

Encontro gestores

O encontro com os gestores regionais de educação, que acontece até esta quinta-feira (16), é uma afinação desse processo de municipalização com vista ao fortalecimento da idéia de quer a educação é problema de todos e que as soluções são possíveis de acontecer.

Durante o encontro os gestores estão apresentado o resultado do Programa Gestão Nota 10 em suas regionais e trabalhando na elaboração do planejamento estratégico para 2012. Uma das novidades é a implantação dos programas “Se Liga” e “Acelera Brasil”, que serão implantados nas escolas de 1ª a 5ª ano, que trabalham com alunos até 14 anos, com o objetivo de corrigir o fluxo idade série.

“O programa Se Liga é voltado para alunos com dois anos de atraso que não sabe ler e nem escrever. O Acelera Brasil, para os alunos que sabem ler e escrever mais estão em atraso”, explicou a coordenara geral dos programas Ana Karolina Salomão.

A Gerente de Projetos do Instituto Ayrton Sena, Rita Paulon, que participa do encontro em São Luís, disse que os resultados do Programa Gestão Nota 10 no Maranhão são animadores. “Se pegarmos um dado do MEC em 2008 nós tínhamos uma taxa de abando de 5%. Se pegarmos agora esses dados, pelo sistema de monitoramento do programa, nós temos uma redução para 2,2%. É um resultado importante no avanço para redução de abandono, aprovação e diminuir de reprovação. Ainda temos muito trabalho a ser feito, mas estamos confiantes nesse trabalho que está sendo realizado pela Secretaria de Educação”, disse Rita Paulon.

Fonte: SECOM-MA
Edição: Cícero Ferraz

Nenhum comentário:

Postar um comentário