domingo, 19 de fevereiro de 2012

Roseana participa da festa do “Carnaval dos 400 Anos”

SÃO LUÍS - O Circuito Deodoro/Cajazeiras/Madre Deus, que inclui pontos já consagrados em São Luís, ficou lotado neste Sábado Gordo (18) do “Carnaval dos 400 Anos”, que tem como tema “Abre alas Brasil que o Maranhão está chegando”, uma promoção do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura. A festa foi acompanhada pela governadora Roseana Sarney que, na rua do Passeio (Centro), assistiu à passagem dos blocos carnavalescos e brincou com manifestações. Ao seu lado, o presidente do Senado, José Sarney; dona Marly Sarney; entre outros amigos e parentes.
“Temos muitas brincadeiras, um número diversificado de atrações, que é o diferencial do nosso carnaval. A festa está linda e espero que todos brinquem com alegria e paz, que se divirtam com suas famílias, pois aqui estamos revivendo brincadeiras tradicionais, resgatando o nosso antigo carnaval”, ressaltou.
Acompanhada do vice-governador, Washington Luiz Oliveira, e do deputado Roberto Costa, a governadora entrou no cortejo para brincar, cumprimentou e tirou foto com foliões e foi ao palco para assistir à passagem do Bicho Terra, que animou a avenida. “Esse é o melhor carnaval do país”, declarou Washington Luiz.
A festa no Circuito Deodoro/Cajazeiras/Madre Deus foi uma dos mais tranqüilos dos últimos anos. “Estou feliz de brincar ao lado dos meus filhos e do meu neto. Tudo muito seguro”, afirmou Helena Costa, brincante do Bloco Afro Netos de Nanã, da Liberdade.
Enquanto uns brincam, outros aproveitam para melhorar a renda. A vendedora de bebidas, Maria de Lourdes da Soledade, disse que o Carnaval é um dos períodos que mais vende. “Meu ponto é na Praia Grande, mas no Carnaval venho pra cá, aqui eu vendo bem mais”, disse.
Na Madre Deus, os grupos animaram a Vila Gracinha, Praça da Saudade, Ponto do Gavião, Ponto do Meio, Ponto de Fuga, Portal do Ceprama até a Casa das Minas, onde finalizam as apresentações. A programação inclui blocos tradicionais, alternativos, organizados e afros; tribos de índio; escolas de samba; e grupos de tambor de crioula.
Nos palcos montados nos pontos da folia se apresentam, além desses grupos, cantores e bandas maranhenses. Já os palcos da Deodoro e Ceprama as apresentações ficam por conta de bandas e artistas maranhenses.
Avenida Litorânea
Na Avenida Litorânea, as apresentações carnavalescas tiveram início neste sábado (18), incluindo samba, reggae e axé e atraindo milhares de foliões. Segundo o secretário de Estado da Cultura, Luis Henrique Bulcão, que, em clima carnavalesco, percorreu os pontos de festa da cidade vestido de mosqueteiro, a proposta do Governo do Estado foi fazer uma festa para todos os gostos.
“É muito bom saber que os jovens estão na Litorânea, que os amantes das antigas brincadeiras estão na Madre Deus, que há opção de shows e de diversas brincadeiras. Este ano, para quem decidiu ficar em São Luís o que não vai faltar é atração, teremos 1.700 apresentações durante o período momesmo”, ressaltou.
Na Litorânea a programação foi aberta pela Jardineira Vagabundos do Jegue. Depois, Tambor de Leonardo, bloco Os Fuzileiros da Fuzarca e bateria da escola de samba Favela do Samba, Confraria do Copo, Banda Bandalla, Bloco do Reggae, Bicho Terra, banda Sarypa e Boneco Guelo.
Não faltou criatividade aos foliões que não dispensaram o adereço mais importante da festa: a fantasia. Com muitas cores, irreverência e ritmo no pé, a festa envolveu pessoas de todas as idades.
No espaço, a presença foi constante da Polícia Militar que montou três barreiras de abordagem e um sistema de rede de proteção para facilitar o acesso aos foliões. O Corpo de Bombeiros também estava presente com equipes de combate a incêndio e salvamento.
Mais folia
O Carnaval dos 400 anos prossegue com vasta programação até terça-feira (21). O roteiro se inicia às 16h no Circuito Madre Deus, incluindo o Portal do Ceprama, Beco das Minas, Vila Gracinha, Praça da Saudade, Ponto do Gavião, Ponto de Fuga e Ponto do Meio. Os shows de bandas e artistas terão início às 18h no Ceprama e na Praça Deodoro. O Cortejo Deodoro/Cajazeiras está previsto para começar às 17h.
Já na Avenida Litorânea, a programação será aberta às 16h. O roteiro destaca grupos que fazem a alegria nos bairros da cidade.

Fonte: SECOM-MA
Edição: Cícero Ferraz

Nenhum comentário:

Postar um comentário