sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Secretaria de Educação debate ações de educação do campo

O secretário de Estado da Educação, João Bernardo Bringel, reuniu-se, nesta quinta-feira (2), no Palácio Henrique de La Rocque, com representantes da Associação Regional das Casas Familiares Rurais Norte-Nordeste (Arcafar) e da Assembléia Legislativa do Maranhão, representada pelo deputado José Carlos. No encontro, eles discutiram a celebração de um convênio para assegurar uma política de melhoria da educação do campo em todo o estado.

Durante a reunião, os representantes agrícolas discutiram ainda com o secretário, questões relacionadas ao corpo docente das escolas do campo, bem como ações nas áreas de transporte, calendário escolar e infraestrutura das casas de agricultura familiar.

Para a coordenadora da Arcafar, Antonia das Graças Santos Silva, a reunião foi positiva porque estabeleceu caminhos para educação do campo no que diz respeito à pedagogia da alternância. "Tivemos o prazer de encontrar um secretário de Educação que conhece o processo de desenvolvimento dessa pedagogia, com isso vem trazendo um diferencial para educação do campo", ressaltou.

Para o deputado José Carlos, a reunião foi importante para a educação do campo no Maranhão. "Estou extremamente satisfeito, porque estamos no rumo certo para fortalecer a agricultura familiar no Maranhão. Desde a primeira reunião que tive com o secretário observei sua sensibilidade com a pedagogia da alternância, tão importante para um estado como o nosso, que é rural", destacou.

Agricultura familiar

Visando fortalecer a agricultura familiar, atuando no combate e na erradicação da pobreza, a secretaria de Estado da Educação (Seduc) anunciou esta semana que vai destinar 30% dos recursos da alimentação escolar para aquisição de gêneros alimentícios da agricultura familiar. Trata-se de uma ação estruturante da Seduc como integrante do Programa de Erradicação da Pobreza Extrema no Maranhão, que será lançado pelo Governo do Estado, em sintonia com o Programa Brasil sem Miséria, do Governo Federal.

Outros projetos já desenvolvidos pela Seduc em parceria com o Governo Federal também farão parte desse programa. Entre eles, estão Brasil Alfabetizado, Educação de Jovens e Adultos (EJA), Projovem Campo e Saberes da Terra, os dois últimos desenvolvidos exclusivamente em escolas do campo.

Fonte: O Imparcial
Edição: Cícero Ferraz

Nenhum comentário:

Postar um comentário