quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Sucessão na Assembleia Legislativa é tema na retomada dos trabalhos

SÃO LUÍS - A Assembleia Legislativa retoma nesta quinta-feira (23) os trabalhos parlamentares com a abertura do debate sobre a sucessão na Casa. O presidente Arnaldo Melo (PMDB), que já declarou o interesse na reeleição, ainda estuda a antecipação da data de eleição, marcada para dezembro. Além dele, surgem como opções ao cargo os deputados César Pires (DEM) e Roberto Costa (PMDB), além de Max Barros (DEM) e Ricardo Murad (PMDB), que ocupam hoje secretarias no governo Roseana.

Desde o ano passado que o grupo mais ligado a Arnaldo Melo tenta antecipar o debate sobre a sua sucessão. Em outubro, começou-se a discutir também a possibilidade de pôr fim ao dispositivo que garante aos membros da Mesa concorrer a novo mandato. Na verdade, foi o próprio grupo de Melo que propôs o fim da reeleição, como compromisso da campanha que o elegeu, em 2011. O projeto chegou a ser apresentado pelo deputado Rogério Cafeteira (PMN), mas nunca entrou em discussão na Casa.

Eleito mesmo contra o posicionamento do governo do Estado, Arnaldo Melo passou um ano em busca de uma aproximação maior com a governadora Roseana Sarney (PMDB), o que ampliou suas chances. Mas setores do próprio governo declaram abertamente preferir um nome historicamente mais alinhado, sobretudo por causa do projeto eleitoral de 2014, que pode levar o presidente da Assembleia ao posto de governador interino.

É por conta desse aspecto que aparecem com mais chances os deputados Max Barros, Ricardo Murad, Roberto Costa e César Pires. Tanto Murad quanto Max precisariam deixar o governo já, para começar as articulações internas. Roberto Costa seria a opção de consenso, caso os dois primeiros não se viabilizem como candidato. E Pires passou a surgir como opção, após nomeação para a liderança do governo - o que lhe dá, no mínimo, condição de interlocutor privilegiado no processo.

De uma forma ou de outra, o debate sucessório passa a ser um dos principais temas da Assembleia neste primeiro semestre, dividindo espaço com o debate sobre as eleições municipais.

Fonte: Imirante
Edição: Cícero Ferraz

Nenhum comentário:

Postar um comentário