sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Menina baleada pelo Taleban já consegue ficar em pé e se comunicar

Malala Yousafzai, a jovem paquistanesa baleada na cabeça por talebans de seu país, conseguiu ficar de pé com a ajuda da equipe médica pela primeira vez desde o atentado, informaram nesta sexta-feira os responsáveis por seu tratamento em um hospital britânico.

Eles também disseram que Malala já consegue se comunicar. Apesar de não poder falar por causa de um tubo na traqueia, que facilita sua respiração, ela escreve notas para se expressar.

A decisão de avisar a imprensa sobre seu estado de saúde partiu da própria Malala, de acordo com o médico Dave Rosser, do hospital de Birmingham, onde a menina está internada. Ela havia sido transferida do Paquistão na segunda-feira.

"Sabemos que houve algum dano em seu cérebro, mas ela mantém os controles motores e parece estar em boa capacidade intelectual", informou Rosser. Ele disse que, se há deficit de inteligência ou memória, ainda é cedo para dizer.

"O estado de Malala Yousafzai nesta manhã é confortável e estável", afirmou ele, que também disse que a família da garota permanece no Paquistão.

Rosser acrescentou que o hospital conseguiu fazê-la ouvir a voz de seu pai pelo telefone, embora não pudesse responder.

Ainda não há uma previsão oficial para que Malala receba alta médica.

JOVEM ATIVISTA

Malala Yousafzai foi baleada na cabeça e no ombro após um ataque reivindicado pelo Taleban quando saía da escola, em Mingora, no vale de Swat, no noroeste do país, no último dia 9. Para o Taleban paquistanês, Yousafzai é uma "espiã do Ocidente".

O ataque contra a menina causou repúdio em diversas partes do mundo e foi condenado inclusive pelo presidente do país, Asif Ali Zardari. Houve alguns protestos e vigílias em homenagem a ela no Paquistão.

A adolescente ficou famosa em 2009 quando, aos 11 anos, começou a denunciar abusos do Taleban, como incêndios em escolas de meninas e morte de opositores no vale de Swat.

Devido ao trabalho, a jovem recebeu prêmios diversos, incluindo o Prêmio Nacional da Paz, a honraria mais elevada do governo do Paquistão.

Fonte: folha.com
Edição: Cícero Ferraz

Nenhum comentário:

Postar um comentário