domingo, 14 de outubro de 2012

Pesquisa DataM/O Imparcial aponta 59,9% para Edivaldo Jr. contra 40,1% para Castelo

São Luis - Primeira pesquisa DataM do segundo turno das eleições municipais em São Luís, encomendada por O Imparcial, mostra vantagem de 19,8 pontos percentuais a favor de Edivaldo Holanda Júnior (PTC) sobre João Castelo (PSDB). O levantamento encontrou 59,9% da preferência do eleitorado para o candidato petecista contra 40,1% para o tucano. Percentuais estes relativos ao conjunto dos votos válidos. A pesquisa foi realizada entre os dias 11 e 12 de outubro e entrevistou 800 pessoas.

A DataM apurou que, se as eleições fossem hoje, 53,9% dos eleitores votariam em Edivaldo Holanda Junior e 36,1% votaria pela reeleição o prefeito João Castelo. Outros 3,9% disseram que não votariam em nenhum dos dois e 6,1% disseram não saber ou preferiram não responder.

Em relação ao resultado da eleição no último dia 7, Edivaldo Holanda Júnior teve crescimento de 23,5 pontos, já que no primeiro turno teve 36,44% dos votos válidos. João Castelo tem crescimento de 9,4 pontos percentuais em relação ao desempenho no primeiro turno.

Dentre todos os institutos que realizaram pesquisa no primeiro turno, o único a acertar o resultado dentro da margem de erro foi o DataM que, na sexta-feira anterior à eleição, apontou a liderança de Edivaldo Holanda Júnior com 34,1% das intenções de voto, contra 32,2% de João Castelo.

A primeira pesquisa DataM/O Imparcial sobre as intenções do eleitorado para o segundo turno das eleições está registrada no sistema do Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo MA-526/2012 e tem margem de erro de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Percepção de vitória

Para 62,4% dos eleitores entrevistados, o próximo prefeito de São Luís será Edivaldo Holanda Júnior e para 31,5%, João Castelo sairá vitorioso no dia 28 de outubro, data em que os eleitores votarão em segundo turno. 6,1% não sabem ou não responderam.

Já no que diz respeito à reeleição do prefeito João Castelo, 57,3% disseram que ele não merece ser reconduzido à prefeitura; ao contrário, para 37,2%, João Castelo merece ser reeleito. 5,5% não sabem ou não responderam.

Fonte: O Imparcial
Edição: Cícero Ferraz

Nenhum comentário:

Postar um comentário