quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Presidenta Dilma Roussef inaugura Hidrelétrica de Estreito no Maranhão

Presença da presidenta marcou acionamento das últimas turbinas.Dilma lembrou que projeto remete à época em que era ministra de Lula.
A presidenta Dilma Rousseff visitou o Maranhão nesta quarta-feira (17) para participar da inauguração da Usina Hidrelétrica de Estreito, no sudoeste do Estado.

Ela chegou à cidade por volta de 11h e seguiu direto para a sede da usina, onde fez uma visita à area técnica acompanhada do presidente do Senado, José Sarney, e dos ministros do Turismo e da Pesca, Gastão Vieira e Marcelo Crivela.

Na ocasião, a última turbina que faltava para o funcionamento da hidrelétrica com força máxima foi ligada. A energia, com capacidade de abastecer quatro cidades do tamanho de São Luís, é transferida da usina para uma central elétrica e, depois, percorre 160 quilômetros até a Substação da Eletronorte em Imperatriz – de onde é distribuída para outras regiões do país.

Durante a visita, Dilma Roussef lembrou que participou das primeiras discussões do projeto para a construção da hidrelétrica quando ainda era a ministra de Minas e Energia do governo Lula. Ela falou sobre as dificuldades enfrentadas para que o projeto saísse do papel, já que houve vários questionamentos sobre o impacto ambiental que um empreendimento desse porte poderia causar na região.

A presidenta disse ainda que o projeto foi todo modificado para que houvesse maior redução possível desse impacto. "Ela [a usina] foi licitada num modelo e construída em outro. Acredito que ela só foi construída porque tinha esse modelo, que tornava a construção eficaz, produtiva e, obviamente, lucrativa para os empreendedores".

Antes de voltar para Brasília, Dilma Roussef ainda fez um sobrevoo pela Barragem do Rio Tocantins.

Fonte:G1 Maranhão
Edição: Cícero Ferraz

Nenhum comentário:

Postar um comentário