segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

IFMA oferta 1.490 vagas nesta edição do Sisu

Inscrições por meio do sistema começaram nesta segunda (7) e vão até dia 11.


SÃO LUÍS – Começaram, nesta segunda-feira (7), as inscrições para vagas em cursos do ensino superior de universidades e institutos federais de educação por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O período de inscrições vai até as 23h59 (horário de Brasília) desta sexta-feira (11). Para realizar sua inscrição, o candidato que tenha participado da edição mais recente do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deve acessar a página eletrônica do Sisu na internet.
Em todo o país, o sistema oferece 129.279 vagas em 3.751 cursos oferecidos em 101 instituições públicas de ensino superior. No Maranhão, a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA) selecionam estudantes por meio do sistema. Nesta edição, o IFMA oferta 1.490 vagas, em 15 campi distribuídos em todo o Estado – leia o Edital nº 1/2013, do IFMA.
De acordo com a pró-reitora de Ensino do IFMA, Ximena Paula Nunes Bandiera Maia da Silva, o instituto ampliou o número de vagas ofertadas em comparação com a edição do ano anterior. "A expectativa é a melhor possível, até porque houve uma ampliação do número de vagas ofertadas em relação à última edição. Hoje, o IFMA oferta 1.490, um incremento de mais de 200 vagas, em cursos nas áreas de licenciatura e bacharelado e cursos tecnológicos. Ao todo, são 37 opções em 15 pontos de presença, sendo que, em São Luís, são dois pontos de presença", afirmou em entrevista ao Imirante nesta segunda-feira.
Cumprindo um termo de adesão assinado entre a Secretaria de Educação Superior e o IFMA, a instituição disponibilizará infraestrutura de computadores com acesso à internet, para candidatos que não possuem acesso à rede ou que encontrem alguma dificuldade para inscrever-se. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (98) 3218-9000 – veja os endereços dos 15 campi do IFMA.
Cotas
Por ter aderido integralmente ao que está proposto na Lei nº 12.711/2012 (a chamada "Lei das Cotas"), o instituto reserva 50% de suas vagas para ampla concorrência, sendo 5% para os candidatos com deficiência. Os outros 50% das vagas serão para os alunos que estudaram em escola pública. "O candidato deve ter o cuidado de se autodeclarar, porque, caso ele não faça essa autodeclaração, ele, automaticamente, irá para a ampla concorrência", completa a pró-reitora.
A porcentagem é subdividida: metade para alunos com renda familiar bruta igual ou inferior a um salário mínimo e meio per capita e a outra metade para os candidatos com renda familiar superior. Das vagas de cada grupo, 77% delas serão reservadas para os que se declararem pretos, pardos e indígenas – veja onde estão os cursos e campi do IFMA.
Chamadas
A primeira chamada do Sisu está prevista para o dia 14 de janeiro. Os convocados deverão fazer a matricula no período de 18 a 22 de janeiro. Já a segunda chamada deve ocorrer em 28 de janeiro e a matrícula de 1º a 5 de fevereiro. Os estudantes que não forem convocados nas duas chamadas podem aderir à lista de espera. O prazo de adesão será de 28 de janeiro a 8 de fevereiro.
Fonte: Imirante

Nenhum comentário:

Postar um comentário