quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Prefeita, vice e vereadores são empossados de seus cargos na Câmara Municipal de Santa Luzia do Paruá

Do blog do Luis Magno Alencar
Hoje, no primeiro dia do ano de 2013, uma sensação de renovação política fez-se notar nas dependências do prédio da Câmara Municipal de Santa Luzia do Paruá. Com duas cadeiras a mais no seu elenco, o novo edil de nossa cidade tem "sangue novo" em atuação para os próximos 4 anos; vereadores estes, que aliás, parece compor o parlamento com a menor média de idade de nossa história, diferencial notável, se estabelermos uma comparação com os rostos da galeria de fotos de parlamentares de outras temporadas, ao qual se encontra na sala de reuniões, atrás da plenária.

Com a seção solene aberta, e após as chamadas de seus iguais, o vereador Marcos Silva Vasconcelos procedeu à apreciação da única chapa inscrita para as eleições a nova Mesa Diretora da Câmara, definindo-se como resultado 4 abstenções (uma declaração direta de oposição dos vereadores João Teixeira, Josué, Airton e Novinha) e 7 votos em favor dos nomes inscritos: Marcos (para presidente), Luís Paulo (vice), José P. Meneses (1o.Secr.) e Juvenal (2o.Secr.), sendo que junto ao voto dos intitulados acrescentaram-se os votos dos vereadores Walmir, Raylson e Carlos Alberto.

Fazendo o uso da tribuna, dois vereadores se fizeram marcantes pelas expectativas de seus primeiros atos enquanto autoridades instituídas: um foi o vereador Raylson, que seria o concorrente de Marcos a presidencia da câmara, o outro, foi o vereador João Teixeira, ferrenho defensor da capenga gestão que antecedeu a nova prefeita em possada, Eunice Damasceno. A Raylson coube os aplausos pela não abstenção do voto em favor da nova Mesa Diretora da Câmara, e a João Teixeira, as vaias, que por duas vezes, lhe reprovaram sua atuação política de vereador 3 vezes eleito, bem como foi também uma expressão repúdio aos 8 anos de governo do ex-prefeito Nilton, do qual João foi líder de governo. O selo do UNICEF, comenda citada pelo vereador João Teixeira para sustentar o álibi positivo das melhorias na área da educação do município foi uma infeliz referência do mesmo, facilmente desembaraçada pelo vereador Dequinha através do estratagema da manipulação de resultados orquestrada pela SEMEC bem como da negação dos últimos salários de professores e demais funcionários, ainda depois de greves e lutas intermitendes na justiça.

Um júbilo quase geral recepcionou a prefeita Eunice e o vice Raimundo Fernandes (o 'Dez Anos') na plenária, todos ouviram o ato de juramento às leis e de respeito à 'dêmos cratía', proferidos pelos recém-empossados. Mais uma vez, a firmeza das palavras de Eunice continuaram a transmitir a esperança de dias melhores para o povo luziense, muito embora alguns vereadores preconizem uma oposição como meio alternativo caso os compromissos de campanha não venham a ser cumpridos, promessa garantida inclusive por vereadores aliados. Diante de uma elevada credibilidade popular, apesar das poucas exceções citadas, Eunice segue confiante, com uma equipe de governo já montada, cheia da vontade de colocar em prática planos administrativos, que com certeza passará pelo crivo de uma boa equipe técnica, também já previamente escolhida.

A chegada de Eunice na prefeitura conduzida pela população, lembrou-nos de uma postagem feita pelo blogueiro Chico da Voz quando especulava sobre a estrutura em que o prédio encontrava-se. Nas principais repartições do prédio, nenhum indício de que Chico tenha faltado com a verdade, os armários estavam vazios de documentos, faltavam computadores e até um quadro em tela pintada à óleo de Santa Luzia (peça decorativa) encomendada pelo ex-prefeito Riod, também já não se encontrava mais por lá. Um sentimento de revolta misturou-se ao de euforia por parte de quem testemunhou esta situação. Pelo visto, muito terá de ser feito por Eunice e 'Dez Anos' para se colocar a casa em ordem!


Edição: Cícero Ferraz

Nenhum comentário:

Postar um comentário